sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A PAC e o PRODER...

Apesar de os pagamentos serem feitos pela mesma entidade...IFAP, a PAC não é o PRODER. Todos sabemos isso só menos o actual Ministro da Agricultura... A PAC ( Politica Agricola Comum) são apoios comunitários pagos a 100 % pela Comunidade Europeia e que servem para compensar os agricultores pelo facto de não produzirem. Estar na comunidade e havendo racionalidade no que cada um produz obriga a que um agricultor e um determinado País deixe de produzir uma determinada cultura para que não haja excedentes. Avaliando a diferença entre o que se produzia e o que se produz, aparece a compensação financeira comunitária. Pelo que nenhum agricultor deverá ser criticado por receber o que lhe é merecido...uma vez que se não produz é porque não o deixam.

O PRODER, mais vulgarmente conhecido por quadro comunitário de apoio á agricultura, é em parte financiado pelo Estado Português e já deveria estar em funcionamento desde 1 de Janeiro de 2007. O que se constata é que actualmente ainda nem 5 % de execução possui.

Confrontado com isto no Parlamento por Paulo Portas, O Primeiro Ministro desculpa-se dizendo que a taxa de execução é superior a Espanha e Itália, sem nunca se dar á vergonha de dizer qual é o valor, mesmo depois da insistência de Paulo Portas.

A taxa de execução é baixa e quase inexistente, no entanto e depois de 4 anos de marasmo na Politica Agricola Nacional, o Ministro Jaime Silva tenta agora passar para a opinião Publica, que tudo foi feito e que o PRODER está mesmo a funcionar...Mentira!! E para realçar essa mentira (Bem incubrir a mesma), afirmou que pagou já este ano milhões aos agricultores, para a modernização das empresas agricolas (Medida do PRODER)...Surpreendente pois ainda não foi credenciado pela Comunidade Europeia para o fazer...Até aqui falhou...E falhou ainda mais pois nem um euro pagou nesta medida...

No entanto é verdade que pagou milhões de euros, mas os mesmo referem-se á PAC Senhor Ministro, pelo que nem devia falar deles pois o Estado aqui só se limita a pagar.

Não se utilizem medidas europeias para desculpar o inoperência de um meio de desenvolvimento como o PRODER, que a continuar assim, chegará 2013 sem se ter iniciado...

Só mesmo em Portugal...Só mesmo com um Governo Socialista...


Campo Raiano by Paulo Tomé

1 comentário:

  1. boa tarde

    Em primeiro lugar quero felicitar os criadores deste blog pela frontalidade e a coragem com que abordam determinados assuntos e pela vontade que tem em dar um abanão nesta politica agricola vergonhosa que temos tido nestes ultimos anos.

    Em segundo, salientar que inflizmente, a nivel nacional, não haja de um modo mais clarividente, um movimento que demonstre o descontentanento e a revolta que nós agricultores sentimos.
    Durante o mandato de Jaime Silva e deste governo PS temos sido enganados, roubados, presseguidos,insultados,etc.....e é preciso que a opinião publica saiba de facto o que estes senhores são capazes de fazer.

    Em treceiro, demonstrar aqui o meu apoio á candidatura a junta de freguesia do Ladoeiro pois já nas autarquicas devemos dar um sinal claro do nosso descontentamento e acabar com este compadrio existente entre algumas pessoas, o poder local e o PS.

    ResponderEliminar